15 de maio de 2012

Arroz com Feijão

Arroz com feijão é uma combinação típica do Brasil. Não se sabe ao certo quando se começou a usar essa combinação, o que se sabe é que ao longo dos séculos este prato foi se popularizando no país, passando a ser uma parte quase indispensável da refeição brasileira. Com diferentes receitas e uso de diferentes espécies de feijões em cada região, mas todos gostamos de um bom arroz com feijão. As receitas que seguem de arroz e de feijão são como eu as preparo. Espero que gostem.

Arroz 

2 xícaras (chá) de arroz 
3 colheres (sopa) de óleo 
2 colheres (chá) de tempero caseiro 
4 xícaras (chá) de água 

Eu uso o arroz que não precisa lavar, nas embalagens do arroz tem esta informação. Em uma panela, aqueça o óleo, junte o arroz e o tempero caseiro e frite até começar a dourar. Junte a água, aumente o fogo até começar a ferver. Diminua o fogo e mantenha a panela semi-tampada até a água secar. Desligue o fogo, mantenha a panela tampada e deixe descansar por cerca de 20 minutos antes de servir.

Feijão 

2 xícaras de feijão
2 colheres (sopa) de óleo 
1 cebola picada 
3 dentes de alho picados 
1 colher (sobremesa) de tempero caseiro 

Escolha o feijão, lave bem e deixe-o de molho coberto com água por 12 horas. 
Leve à panela de pressão o óleo, o alho, a cebola e o tempero completo, refogue tudo muito bem. Junte o feijão com a água do molho e cozinhe por cerca de 20 minutos após pegar pressão. Retire a pressão da panela, abra-a e volte ao fogo, amassando alguns grãos, para engrossar o caldo. Acerte o sal e ferva até o caldo estar suficientemente encorpado.

Como usei o tempero caseiro nas duas receitas, aqui vai a receita do meu tempero caseiro.

Tempero  Caseiro

300 g de alho descascado 
500 g de cebola descascada 
2 kg de sal (mais ou menos) 
1/2 xícara (café) de óleo neutro (canola / algodão / girassol) 

Opcionais: 
- 1 molho de cheiro verde (salsinha e cebolinha) 
- 2 pimentões verdes sem sementes picados 
- 1 pimenta dedo-de-moça (com ou sem sementes) 
- ervas em geral (alecrim / manjericão / manjerona / orégano / etc.) 

Pique as cebolas e os alhos grosseiramente. Bata no liquidificador a cebola, o alho e o óleo, até virar uma pasta homogenia. Despeje em uma tigela e vá acrescentando o sal até ficar na consistência adequada. Guarde em potes de vidro fechados para o uso diário.Querendo um tempero diferenciado, junte um ou mais itens dos opcionais, de acordo com seu gosto, quando estiver batendo no liquidificador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário