11 de maio de 2012

Afogado


Afogado é um prato da culinária brasileira. É um ensopado de carne de vaca, servido com farinha de mandioca, típico da comida caipira com receita orignária do Vale do Paraíba. É muito difundido pela região e também pelo litoral de norte e sul de São Paulo. Foi uns dos alimentos dos tropeiros na busca da saga do ouro. Preparado em grandes quantidades e servido nas Festas Religiosas em diversas cidades, seja nas Quermesses ou nas Festas do Divino, Corpus Christi, Romaria Fluvial pelo rio Paraíba do Sul e outras.
O afogado conhece diferente receitas, esta que publico é a feita na minha casa, é uma reconfortante, que é para ser comida sem frescura, mas sempre em boa companhia.
Como prometido, esta é uma das receitas que usam a carne de boi de cortes não nobres.


1 kg de carne de peito
1 kg de acém ou músculo ou costela bovina
10 cebolas médias descascadas e inteiras
2 folhas de louro
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picado
Sal
Pimenta do reino


Corte as carnes em cubos com cerca de 5 cm de lado. Em uma panela de pressão grande frite a carne até ficar bem dourada. Junte a cebola, o alho e as folhas de louro e frite mais um pouco. Tempere com sal e pimenta. Cubra com água até passar uns 3 dedos acima das carnes. Tampe a panela de pressão e cozinhe por meia hora após pegar pressão. Retire a pressão da panela, junte as cebolas inteiras e cozinhe sem pressão até as cebolas amolecerem.
Sirva com arroz branco, farinha de mandioca e agrião. Quem gostar, vai bem também uma pimentinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário