12 de junho de 2012

Feijoada (serve cerca de 30 pessoas)

A feijoada é um prato que consiste num guisado de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz. É um prato com origem no Norte de Portugal, e que hoje em dia constitui um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira. No Brasil, é feita da mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco, e chega à mesa acompanhada de farofa, arroz branco,couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes. 

1,5 kg de feijão preto 
2 kg de lombo de porco 
2 kg de costelinha suína (fresca ou salgada) 
1,5 kg de carne seca 
300 g de toucinho defumado magro 
1 kg de lingüiça fresca 
500 g de lingüiça calabresa 
500 g de paio 
8 colheres (sopa) de óleo 
8 dentes de alho picado 
2 cebolas grandes picadas 
6 folhas de louro 
Sal 


Deixe o feijão preto de molho em água de véspera. As carnes salgadas deixe também de molho em água de véspera, trocando a água de vez em quando para tirar o sal. No dia seguinte coloque numa panela de pressão grande o feijão preto, as linguiças e o toucinho defumado, cortados, para cozinhar junto. Afervente as carnes salgadas. Em outra panela, coloque o restante das carnes e as carnes salgadas já aferventadas para cozer. O feijão e as carnes levam cerca de 30 minutos cozinhando. 

Depois de tudo cozido, faça a parte a fritura dos temperos, o óleo, a cebola, o alho e o louro. Misture tudo, o feijão cozido com as linguiças, as carnes cozidas e o tempero. Deixe ferver até o caldo engrossar. Corrija o sal, se necessário. Faça os acompanhamentos: arroz branco, couve, farofa, molhinho com tomate picadinho, cebola, pimenta e salsinha, colocando uma concha de caldo de feijão. Caipirinha e laranjas descascadas e fatiadas também podem acompanhar a feijoada.

3 comentários:

  1. Gostei da sua. Vou fazê-la. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. fiz essa receita muito boa !!todos gostaram.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  3. fiz essa receita muito boa !!todos gostaram.
    parabéns.

    ResponderExcluir